terça-feira, 10 de março de 2009

Conto


PREMONIÇÃO

Logo que deixaram o altar da Igreja do Divino Salvador, Sálvio e Patrícia se entreolharam fixadamente, procurando um lugar aconchegante para a lua-de-mel. Uma semana antes do casamento, haveriam romancear em uma praia deserta, só os dois, aventuras sentimentais, desejos ardentes, o mar cheio de sol, o batismo nas ondas, libertinagem, coisas de um jovem casal; ele com trinta e um anos, ela vinte e quatro, tudo nos conformes. Como um dia após outro, Sálvio teve uma visão em sonhos, e sugeriu que desistissem de irem à praia, pois se fossem uma tragédia tirar-lhes-iam a vida, através de uma forte colisão, e sugeriu que passassem a lua-de-mel em um confortável motel, o que Patrícia não quis, sugeriu o lar doce lar, o cheiro novo das mobílias novíssimas, a linda cama-box. Patrícia, de alegre e disposta, foi mudando a feição, apertou os lábios e vendo que o olhar do marido não se desvencilhava dos olhos dela, beijou-o com ar de desconfiança e puxou-o pelos braços em direção ao carro que os levaria ao salão de festas para a recepção aos convidados.
Mulher magra e seu corpo fino e frágil lembrava muito a cintura de uma sereia em movimento, era pelo menos para Sálvio, a moça mais linda que jamais existira. Os olhos verdes de um verde do mar reluziam o bastante para provocar os ciúmes de Sálvio quando ela olhava para as outras pessoas. A primeira vez que ele a viu, até desprezou-a, tinha pouca carne para o gosto dele. Depois de se conhecerem mais, Patrícia se apresentava, dia a dia, muitos sinais de mudança e sempre mais bonita, mais atraente. Sálvio era alto, mais rico em carnes, tinha uns olhos castanhos destoantes e infiéis; a vez que se conheceram era mais magro, Patrícia muito se impressionava com as linhas do corpo de Sálvio, com a ampliação do corpo, era viver juntos, dia a dia para saber o que o futuro os reservava. Patrícia tinha horrores ao excesso de carne...
Patrícia apertou os lábios, como de hábito, com um lindo buque de flores na mão, olhos no marido, olhos nos convidados. Estava tensa, Sálvio pediu calma.
_ Precisamos de uma conversa agora, meu amor! – asseverou Sálvio. Patrícia estancou o olhar no marido, examinando-lhe as rugas, o nariz grande, as orelhas enormes.
_ Meu amor, você está tão diferente! – exclamou ela.
Sálvio se concentra, aperta a gravata, e solta o paletó, procura disfarçadamente dominar uma voz interna, segura nas mãos de Patrícia, puxa-a em direção ao seu corpo dele e beija-a, sufocando-a. “Ainda não se vestiu?”.
_ Não vai colocar os sapatos novos, não? – indagou o moço, com se exposto ao vento gelado e o coração disparando.
_ Quem suportaria casar com alguém como você? Ironizou Patrícia. “Olhei os meus sapatos pela última vez, ontem”. “Um lindo par de sapatos marrom, número trinta e oito, bico bem agudo”. Pernas trêmulas, se esvai um pouco do marido, e põe-se a conversar com uma velha amiga de colégio, a Alice Maria, depois vai à direita, vai à esquerda e retorna ao marido. “Vamos falar de romance!”
_ Confesso, estou um pouco perdido, penetro numa idéia nova a cada vez que nos vemos. – disse Sálvio.
_ Então? Vamos viajar ou não? – perguntou a noiva.
_ Desculpe, é que estamos marcados para morrer se formos...
Por algum instante, Patrícia achou que tudo aquilo era bobagem, mas pela expressão grotesca do marido, o olhar perdido num infinito de estrelas e espectros esvoaçantes de um vermelho vivo misturando à paisagem hibernal dos meses de junho e julho, resolveu insistir uma única vez, se o marido assentisse tudo bem, senão, um motel seria bastante sugestivo. Uma noite de amor e tanto, o gosto de estar vivíssima para o marido, era tudo que Patrícia queria. Para que a vida valesse a pena naquele instante de incômodo era preciso Sálvio sair do estado de inércia...
_ Talvez seja meio difícil eu te explicar isto – continuou ele.
_ Então? Vamos viajar ou não? – repetiu a noiva. Sálvio olhou em volta, e para não deixar a mulher triste, concordou em passarem a lua-de-mel numa praia deserta. Um último olhar sobre os convidados selou o destino daquele jovem casal. Precisavam viver juntos, quando se olhavam um no olho do outro, um novo horizonte se lhes avivava. “Não vivemos como queremos, mas como podemos.” A mão de Patrícia se aninhou na de Sálvio, era pouco mais de onze horas de uma noite sem nuvens e muito brilho. O jovem casal ia avançando em direção ao carro quando os vi pela última vez. Pude usufruir da totalidade daquele instante, no íntimo, desejava que fossem felizes para sempre. Meia noite e meia veio a notícia que abalou toda a cidade, pensamentos criam vida ou desenhamos argumentos, pintamos tantas palavras para avivar o nosso subconsciente, mas no fundo de nós, é bom viver as coisas boas da vida, só assim podemos deixar um rastro de luz onde passamos...

6 comentários:

  1. Olá Antonio!
    Já estava desligando o PC quando chegou um aviso de novo comentário no blog, curiosa que sou resolvi ver e fiquei muito feliz por ser um novo amigo, tenho conhecido muita gente legal (ainda que virtualmente) pelo blog e um novo amigo é sempre muito bem vindo, espero que volte ao meu cantinho mais vezes.
    Depois volto com mais calma para ler o seu blog!

    Boa Noite!
    Tenha um ótimo dia!
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Legal, vim tb saber quem é. Sinto inveja (de levinho, garanto) de quem escreve textos longos. Sinal que segura e bem, o fio da palavra até a ultima dobra. Gostei daqui. Bom te saber. Cheiro.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia

    obrigada pela visita e comentário no meu blog
    Vim conhecer o seu e gostei tb
    Temos de achar poesia nos dias

    abraços
    Constança

    ResponderExcluir
  4. Olá, Antonio!
    Deslizo apenas a palavras entre os dedos e sai o que viu. Fiquei imensamente feliz pelo elogio ao poema e extremamente envaidecida por ter dito que me ver como poeta de verdade.

    Li seu conto e não é por nada, mas gosto bastante de autores que conseguem detalhar seus personagens antes de introduzi-los na trama. Prende minha atenção e leio até o fim, querendo mais.

    Sonhos são reveladores. Os meus são.

    Abraços, Antonio!

    Gisele

    ResponderExcluir
  5. Olá amigo António...Obrigado por passar pelo meu blog. Eu gostei muito das suas palavras, divinais. Um abraço Sónia Vicente

    ResponderExcluir

CONTADOR ONLINE

PREVISÃO DO TEMPO

RELÓGIO

Seguidores

Quem sou eu

Minha foto
Meu nome é Antonio, sou professor de Português e Literatura, gosto de ler, escrever, assistir a bons filmes, de futebol, de arqueologia, de história, filosofia, de mitologia, de informática, de astronomia, de manifestações culturais locais,de boas amizades, de falar e ouvir, enfim...